Quem são os jornalistas de jogos?
Jornalistas de jogos são pessoas bem versadas em videogames e podem contar histórias interessantes sobre eles, seja por escrito ou oralmente.
O jornalismo de games no Brasil dificilmente pode ser chamado de maduro. De forma mais ou menos séria, surgiu na década de 90 junto com o prefixo “Dandy” e o florescimento das revistas impressas “Great Dragon”, “Country of Games” e “Gaming Mania”.
No início, a profissão era ingênua:
sete jogos acabavam de entrar na cultura popular e eram uma curiosidade. A análise profunda dos artigos estava fora de lugar, a terminologia ainda não estava formada, ninguém entendia bem como apresentar corretamente o material. Os atiradores eram chamados de “atiradores”, as missões eram chamadas de “aventuras”. Os jornalistas tentaram decompor qualquer jogo na totalidade dos seus componentes e atribuir pontos a cada aspecto, por exemplo, jogabilidade, gráficos, música. Restam muitos memes engraçados daquela época: por exemplo, a escala de “valor por gênero” “Game World Navigator”, que avalia cada jogo de acordo com o critério de importância mais abstrato entre seus concorrentes.
Os leitores de revistas se lembrarão dos clichês ridículos “em busca de um rublo longo”, “um projeto promissor” e “cabe a você, é claro” decidir. Hoje em dia, para reter a atenção dos leitores, o jornalista necessita de um elevado nível de especialização. Os jogadores sabem os nomes de jogos individuais, entendem os gêneros e conhecem designers de jogos individuais (Kojima é um gênio). Um jornalista de jogos competente pode facilmente falar sobre as características do mercado de jogos gratuitos, o atual local de trabalho dos desenvolvedores do Fallout original ou as razões dos fracassos dos jogos mais recentes de Cliff Bleszinski, autor de Unreal e Gears. De guerra. Para trabalhar é preciso formação cultural e visão ampla: como um crítico que escreve sobre música, livros ou cinema. Quando as revistas de jogos eram publicadas em papel, os gêneros mais populares eram resenhas e reportagens. Dessa forma, os leitores aprenderam quais jogos valem a pena comprar agora e quais esperar no futuro. Agora ficou muito mais fácil ter uma impressão de qualquer produto de entretenimento: existe a Internet, trailers, versões de teste de jogos e streams - transmissões ao vivo com orientações. Desde meados dos anos 2000, os jogadores que sabem desenterrar e sistematizar informações, produzindo análises de alta qualidade ou artigos longos, têm sido procurados. Os leitores apreciam ensaios com análise de enredos de jogos, seleções dos melhores por gênero e compreensão de tópicos políticos e sociais agudos no contexto do material. Existem jornalistas e revisores de notícias. Os primeiros escrevem ou falam sobre novidades da indústria de jogos, o trabalho do último são análises detalhadas de jogos.
--
TWiki Guest - 2024-05-11
Comments