Prestação de Contas para a Fundunesp
Formas de Pagamento de Despesas de Viagens
- Recursos financeiros destinados à cobertura de despesas de viagens podem ser concedidos de duas formas:
- Modalidade 1: o beneficiário solicita diárias antes da viagem através de formulário adequado.
- Modalidade 2: o beneficiário solicita um adiantamento e presta contas depois da viagem.
- A diária abrange despesas de hospedagem e alimentação.
- O beneficiário pode escolher a modalidade que prefere.
Modalidade 1: Solicitação de diárias
- É preciso incluir justificativa de gastos, mesmo que aproximada, antes da viagem. Essa modalidade é recomendada quando o beneficiário já dispõe de um plano de viagem bem definido, incluindo datas de partida e retorno, valor das diárias de hotel e previsão de gastos com alimentação e transporte.
Vantagem: não é necessário prestar contas no retorno.
Desvantagem: requer planejamento antes da viagem.
- Para possibilitar que o depósito seja feito pela FUNDUNESP antes do beneficiário embarcar, a solicitação de diárias precisa ser encaminhada com antecedência de 4 dias (úteis) da data da viagem. Caso isso não seja feito, o beneficiário poderá vir a receber o recurso financeiro após o embarque.
- No caso de viagem internacional, deve-se preencher somente o campo de diária com pernoite.
- O valor das diárias é definido no item Tabela de Diárias.
- O formulario de cadastro de pessoa física deve ser preenchido apenas na primeira solicitação de diárias feita à Fundunesp.
- Modelo de documento a ser preenchido para a Modalidade 1:
Modalidade 2: Pedido de adiantamento
- O beneficiário estima o valor das despesas de viagem de antemão e o responsável pelo projeto solicita o recurso à FUNDUNESP (exemplo: previsão de gastos de USD$100 de hotel e USD$100 de alimentação e transporte). O valor é depositado imediatamente. Não há necessidade de justificativa prévia, porém no retorno da viagem, o beneficiário deverá prestar contas à FUNDUNESP, justificando todos os gastos através da apresentação de comprovantes fiscais. Caso o beneficiário não apresente justificativa para todos os gastos, o montante não justificado deverá ser devolvido à FUNDUNESP.
Vantagem: é menos burocrático p/ viajar, pede-se o adiantamento sem precisar justificar.
Desvantagem: é preciso prestar contas no retorno; gastos não justificados devem ser devolvidos.
- As despesas de viagens devem ser comprovadas através de Nota Fiscal de hotéis e/ou restaurantes, e devem conter a discriminação do gasto realizado e a data. Relacionar, (no verso da NF) em sendo o caso, o(s) usuário(s) do(s) serviço(s). É vedada despesa com bebidas alcoólicas ou artigos de uso pessoal, bem como gastos com terceiros estranhos ao projeto.
* A prestação de contas deverá ser encaminhada à FUNDUNESP em prazo não superior a 30 (trinta) dias após o retorno da viagem. Os documentos que compõem a prestação de contas deverão ser sempre originais e 1a. via. Os documentos pequenos deverão ser
grampeados (não colados) em folha de papel sulfite para evitar extravio e preservar eventuais anotações no verso. Despesas com datas e natureza diferentes deverão ser grampeadas em folhas distintas.
* Na prestação de contas, eventuais saldos deverão ser restituídos através de cheque nominal à FUNDUNESP ou comprovante de depósito em conta corrente indicada pela fundação.
- Modelos de documentos a serem preenchidos para a modalidade 2:
Tabela de diárias (definidas no âmbito do Projeto 2215/2013)
- Exterior
- Estudante de Pós-Graduação (Early-Stage Researchers – ESR) = USD 120.00
- Pós-Doutorando (Experienced Researchers – ER) = USD 180.00
- Docente/Pesquisador (Very Experienced Researcher – VER) = USD 220.00
Passagens aéreas
- Devem ser solicitadas em separado e será preciso redigir uma solicitação de reembolso com a devida justificativa (o interessado custeia a despesa e recebe reembolso após retornar). Os cartões de embarque precisam ser anexados na prestação de contas após a viagem, bem como o bilhete eletrônico. Não há problema que a compra seja feita pela Internet, desde que as informações da compra sejam apresentadas na justificativa.
- Atenção: só é permitida a compra de passagens de classe econômica.
- Modelo de documento a ser preenchido para a solicitação de passagens aéreas:
Reembolso
- O reembolso de passagens aéreas deve ser solicitado à Fundunesp através de um ofício, que deverá ser acompanhado dos seguintes documentos:
- Confirmação de compra de passagem áerea, informando as datas, o percurso e o valor pago. Por exemplo: Recibo de Agência de Turismo ou página web de confirmação de compra de passagem aérea
- Cartões de embarque originais
- Após o recebimento do ofício o reembolso será feito na conta corrente do interessado.
-- Main.santos - 2014-06-26
Topic revision: r12 - 2014-08-07
- santos